quinta-feira, 8 de julho de 2010

Anti-Social ou Desprezado pela Sociedade?


MORADOR DE RUA ACEITA MINHA COMID
COM VERGONHA DE TIRAR FOTO.
'Mendigos, o qual pede esmola para viver. Esse é o verdadeiro significado de um mendigo.
Talvez, todos vocês se deparam com um ou mais mendigos em sua caminhada pela rua, talvez você os olha com um semblante de pena, ou talvez passe desconfiado, com medo ou até mesmo passa e nem percebe, pouco te importa à fome dele, a dor dele, o dia-a-dia dele.
É, esses dias (07.07.10) pude ter a minha primeira de muitas experiências... Bom, sempre na minha ida ou vinda do curso, passo todos os dias por um determinado local, aonde um simples mendigo me chamou a atenção, ou melhor, tocou o meu coração. Dias e dias fiquei pensando o que eu poderia fazer para aliviar pelo menos 5 min da sua dor, da sua fome, e óbvio que pensei em levar comida.
Bom, no final das contas não achei o mendigo que tinha me tocado o coração, mas eles não são objetos para escolhas, e rodando o quarteirão de Madureira, achei esse mendigo. Para ser sincera, no início foi meio complicado, pois eu não saberia qual seria sua reação ou se iria me ignorar, mas ocorreu tudo tranqüilo, mas não como eu esperava, pois tentei conversar com ele, mas ele nunca me respondia certo, desviava o assunto.
Mas, ainda falando dele, assim que eu me aproximei, ele estava tirando algo, uma erva de dentro de um pacote de cigarro, e logo assustada perguntei ao meu amigo se aquilo poderia ser maconha, mas acabou que ele nem me respondeu, pois estávamos meio que enrrolados (rs).


E então, eu pergunto:
- Oi moço, eu trouxe comida. O Sr aceita?
E ele ergueu sua cabeça, olhou para mim com os olhos muito arregalados, e respondeu:
- Comida? Eu aceito sim!
Nisso, entreguei a comida a ele, mas sem forças não conseguia nem abrir a sacola com o nó, e então eu abri, destampei e ele comeu com a mão, pois eu esqueci de levar o garfo, hehe.
Nesse tempo em que eu fiquei analisando as suas condições, tentei conversar com ele, saber mais dele, mas ele não queria muito falar de si, estava interessado era na comida, e eu por compreender isso, respeitei esse momento. Mas, consegui puxar uns assuntos ‘vazios’.
Eu o pergunto:
- Meu amigo irá tirar uma foto para eu poder demonstrar isso no meu blog, pode? (como se ele entendesse isso)
Ele responde:
- pode, pode.
Eu pergunto:
- O que te levou a estar nesse estado? Foi o desemprego?
Ele responde:
- Sim.
Eu pergunto:
- O Sr tem família?
Ele responde:
- Tenho, eu moro ali em Gramacho, tenho um barraco ali, pego comida ali, mas perdi meu barraco. Eu não como tem uns oito meses (meio que impossível), e só estou com 0,50 no bolso.
Eu digo:
- A sim, entendi. Moço tenho que ir fica com Deus.
(e depressa atravesso a rua correndo com meu amigo, pois já tinha se passado os 20 min de intervalo do curso).
Ta, mas não acaba por aqui. Voltando para o curso, olho para o lado e um mendigo me dá ‘tchau’ rs, foi engraçado. E eu sorrindo, retribuo o ‘tchau’ dele. Aí, meu amigo se lembra que tinha um pacote de biscoito pela metade que era dele, mas que estava guardado na minha mochila, então, ele diz: quer dar esse biscoito para o mendigo? Eu respondo: Ta, vamos dar então.
Tiramos o pacote da mochila, e minha amiga diz: Espera, antes de dar para o mendigo, eu vou pegar um (rimos muito).
Então eu volto em direção ao mendigo e pergunto meio que sem jeito:
- Moço, nós temos um pacote de biscoito, o Sr quer?
Ele responde com maior sorriso:
- Ah, eu quero sim.
Eu pergunto e estendo a mão dando o biscoito:
- Olha, meu amigo está tirando esta foto para botar em um blog, tudo bem?
Ele responde:
- Foto? Nãao (e tampa o rosto com vergonha).
Eu digo:
Pega o biscoito.
Ele sem graça: estende suas mãos, pega o biscoito e pede obrigada.



Talvez para muitos que irão ler, acharão inútil, ou até pensarão que eu não fiz nada, pois não mudei a vida deles. Mas, eu sei que para outros ajudará a pensar mais um pouco, ou até mesmo irá passar a enxergar melhor essas pessoas que são seres humanos, mas que não levam a vida como a nossa, infelizmente. Eles são moradores de ruas, tem famílias como nós temos, coração que sente, fome que enlouquece, e por muita das vezes são agressivos pelo fato de as condições levadas por eles não são favoráveis a uma vida digna que todo ser humano tem o direito de levar.
Não estou aqui para falar mal do governo ou de pessoas que não fazem a parte delas ajudando ‘um pouco’. Mas, acho que já está na hora da população ACORDAR, e ver que o conforto que nós levamos não significa nada ao lado de pessoas como essas. Tudo bem, que nós lutamos para ter o nosso conforto, mas não é por isso que iremos deixar o egoísmo nos dominar, e assim milhares de pessoas passando fome, morrendo de desnutrição, enquanto muitos estão gastando com o que não precisa ou roubando de quem não tem.


Até quando viveremos em uma sociedade que só se interessa no próprio (EU)?






AMANDA DIAS MONTEIRO
ATO DE SOLIDARIEDADE: LEVAR COMIDA PARA MORADORES DE RUA.
LOCAL: MADUREIRA - RJ
FOTOGRAFIAS POR PAULO REZENDE.

10 comentários:

Sandro Batista disse...

Amanda, você não deu apenas comida para esse cidadão. Você deu atenção, e durante algum tempo, você pensou nele, na situação que ele se encontra, falou com ele, fotografou ele. Você deu a ele, mesmo que a noção dele já esteja comprometida, um pouco de dignidade. Mas você também ganhou! Aquele mendigo de alguma forma te deu a certeza de que sua vida é boa!
Que muitas Amandas andam pelas ruas, e tenham esse mesmo gesto! Não pense que deu muito, ou pouco, pense apenas que você deu algo que não mata a fome, não resolve o problema, mas, sem dúvida alguma, fez aquela pessoa por alguns instantes, sentir-se viva novamente. E a prova disso ele te deu num simples gesto... Um aceno...Nada mais... Ele teve para quem acenar, mostrar as mãos, sem estendê-las pedindo uma esmola! Talvez, ele tenha dado o que ele tem de mais precioso naquele momento, que foi, à maneira dele, um pouco de afeto e atenção, e a gratidão! Um simples aceno... Dizendo a você, que ele existe, você existe... Um breve e digno aceno!

Abração

http://estacaoprimeiradosamba.blogspot.com/

Unknown disse...

Olá!
Parabéns pelo blog e pela bela iniciativa.

Blog Lomadee.

Lane disse...

Isso é um passo de solidariedade,
se todos se importassem e desse um passo como esse,com certeza ao menos amenizaria a dor de muitos...

TransformandoOMundo disse...

Cara, seu blog é irado !
que continue com seu blog sempre ! :)

olhe nosso blog : www.transformingtheworldttw.blogspot.com

Nós estaremos lhe seguindo :)


ABRAÇOS.

Amanda Dias disse...

' Responderei todos por aqui, pois se não acaba ficando muito comentário meu rs .
Bom, agradeço a vocês que estão comentando.
E concordo com cada palavra digitada nesses comentários. Realmente, a solidariedade tem que passar a virar qualidade na vida de muitas pessoas.
' Obrigada pelas palavras de elogios também, isso fortalece muito, e é muito bom.
Aãam, com mais tempo visitarei o blog de vocês e tenho certeza que poderei dizer o mesmo !

Obg, beijos :*

Vainer Polo disse...

MUITO LEGAL...PARABÉNS

Alan Limão disse...

Amandinha como eu falei com você, mas vou escrever aqui pra que possam refletir sobre isso.
Antes de mudarmos o mundo inteiro, vamos mudar o mundo que vivemos. Como isso? Através de uma nova mentalidade gerada pelas novas atitudes tomadas por nós.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Amanda Dias disse...

' Alan, concordo muito com você. Não vou dizer muito, porque já convesamos pessoalmente sobre isso rs ! Beijos

Rubiara, é verdade, infelizmente vamos dizer que de 100%, a metade(chutei) vive nessa situação por escolha própria, mas mesmo assim não posso deixar de pensar nessa metade, isso é muito complexo mesmo. Obrigada pelo carinho ! Estou indo no seu ! beijos !

Emerson Teixeira Lima disse...

Nossa que lindo...se no mundo existisse mais 100 como tu já estaria melhor, pena que o mundo está cada vez se tornando mais consumista e isso é algo realmente preocupante...

Postar um comentário